Vereadores têm até o início de Abril para trocar de partido.
Apesar do prazo ser de apenas um mês, em Rio Pardo ainda não há movimentações neste sentido.
Tal qual no futebol, o legislativo também conta com sua “janela de transferências”. Trata-se de um período de um mês em que vereadores podem trocar de partido para concorrer às eleições municipais de outubro. Ela vai se encerrar no dia 5 de abril, conforme as regras da lei eleitoral. Portanto, dentro deste período, o parlamentar que deixar a sigla em que está, para seguir para outra legenda, não perderá o mandato.
Apesar do período estar transcorrendo ainda não há movimentações dos atuais integrantes do parlamento de Rio Pardo acerca da troca de partidos; Em que pese, haja uma tendência nesse sentido, mas que deve ser definida nos últimos dias antes de fechar a janela. A regra também vale para suplentes e pré-candidatos que pretendem concorrer nas próximas eleições.
Segundo Claiton Roberto Rodrigues da Silveira, chefe de cartório eleitoral de Rio Pardo, até agora nenhum(a) vereador(a) ou suplente protocolou pedido de desfiliação diretamente no Cartório Eleitoral. “Ressalto, porém, que qualquer filiado que desejar trocar de partido pode procurar diretamente o novo partido para filiar-se. Nesse caso, prevalecerá a filiação mais recente e as demais serão automaticamente canceladas”, explicou Silveira.
.