CINEMA

Rio Pardo é cenário de filme.

Rio Pardo é cenário de filme.
Publicado em 03/07/2024 às 14:29

“O Menino e a Baleia” é um filme contra o bullying.

O Menino e a Baleia é um longa-metragem, que tem roteiro e criação de Letícia Mendes. O filme é um drama, mas tem diversos momentos de leveza, vividos especialmente pelo trio que conduz essa trama, que são o protagonista Santiago e seus dois amigos, Inês e Tomás. A obra, ambientada praticamente toda em Rio Pardo, terá duração de cerca de 80 minutos. Acompanhe no vídeo algumas imagens que o LiVE PORTAL fez das gravações, além da expectativa da diretora.

IMAGENS DAS GRAVAÇÕES e FALA DA DIRETORA LETÍCIA MENDES.

SINOPSE: O menino Santiago está decidido a produzir seu primeiro filme, na cidadezinha onde vive no interior do Rio Grande do Sul. O garoto, que possui uma visão única, e luta com uma deficiência visual, conta com o apoio dos amigos Inês e Tomás. O intuito é vencer um concurso e receber uma câmera como prêmio. Os três buscarão a ajuda do fotógrafo Gonçalo, tio de Tomás. Mesmo afastado da fotografia, desde que voltou a viver no interior, ele aceita orientar o trio. As crianças passam a percorrer a cidade tentando decidir que filme irão produzir. Ao longo desse caminho, conhecemos o lugar onde eles vivem, por esse olhar infantil, e um pouco dos sonhos dos três amigos, além dos dilemas que cada um enfrenta e a história dessa amizade. Ao mesmo tempo, Gonçalo estreita laços com Santiago, e vê nele uma forma de resgatar o que havia perdido.

O PROTAGONISTA: Santiago, 12 anos, um garoto afetuoso e sonhador, que passa muito tempo observando o mundo. Foi criado somente pela mãe, Teresa, e não conheceu o pai, que foi embora antes de ele nascer. Nunca foi ao cinema, mas decide fazer o próprio filme para participar de um concurso.

TEMA: Ao contar a história de Santiago, um garoto que convive com uma síndrome desde o nascimento que lhe fez ter uma redução visual em um dos olhos, o filme aborda a temática do bullying. Esse tema é trabalhado em diferentes perspectivas, desde a visão daqueles que sofrem o bullying, os que cometem esses atos e mesmo aqueles que já passaram por um processo de amadurecimento e superaram isso. O intuito é não trabalhar a temática de forma estereotipada e, sim, mostrar as diferentes perspectivas desse tema tão presente, especialmente no universo infanto-juvenil.

ELENCO:

Aryel Silva vive o protagonista Santiago. Ele é rio-pardense, morador do Parque São Jorge. Assim como Santiago, é um garoto que também vive na periferia. Essa é sua primeira experiência em atuação.

Emilly Schumacher vive uma das melhores amigas de Santiago, Inês, 11 anos. Também de Rio Pardo, ela possui experiência em atuação teatral e em audiovisual.

Henry Almeida vive um dos melhores amigos de Santiago, Tomás, 13 anos. De Santa Cruz do Sul, o adolescente está vivendo sua primeira experiência num longa-metragem.

OBS: O elenco conta ao todo com 35 atores de cidades como Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Teutônia, Vera Cruz, Porto Alegre, Canoas e Viamão. Há ainda ao menos 25 figurantes envolvidos na produção.

Alguns atores e personagens:

Anderson Andrade (professor Renato, uma figura muito importante nessa trama), Mariana Corvello (Malu, esposa de Renato e mãe de Tomás, Sofia e Alice), Priscila

Paim (Teresa, mãe de Santiago), Dmitri Rodrigues (Gonçalo, o fotógrafo que auxilia Santiago), Lucas Pagnussat (vive Lucas, o personagem que lidera o bullying contra Santiago – é morador de Canoas) e Miguel Rodrigues (ele é tio do Aryel Silva, que

interpreta o Santiago, e viverá o Santiago adulto no filme). VALORIZAÇÃO DA CULTURA NACIONAL

Um ponto interessante é que o roteiro em diversos momentos flerta com obras

nacionais, como, por exemplo, o livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos (uma dica para entender o título do filme). A obra também faz alusão em diversos momentos ao cinema nacional.

ETAPAS:

O longa-metragem, que começou a ser produzido em dezembro do ano passado, por meio da Lei Paulo Gustavo, em edital lançado pela Prefeitura de Rio Pardo, está em fase de captação das imagens.

Algumas etapas foram realizadas anteriormente, como:

  • Criação do Roteiro – o longa-metragem foi escrito pela jornalista, dramaturga, escritora e roteirista Letícia Mendes. Ele foi criado para este projeto.
  • Seleção de elenco – no mês de janeiro, foi realizada seleção de elenco que envolveu cerca de 120 atores de diferentes regiões do Estado.

LOCAÇÕES EM RIO PARDO:

Um dos intuitos da produção é também valorizar os cenários na cidade de Rio Pardo. Cerca de 95% do filme se passa em Rio Pardo. Diferentes pontos do município serviram e estão servindo de ambientação ao longa-metragem. Destacamos dois deles:

Centro Regional de Cultura – No filme, no prédio histórico é onde se ambienta o

Colégio Estadual Iliana Rodrigues. É nesse cenário que se passa boa parte das cenas. Neste fim de semana, será realizada uma das últimas filmagens no Centro Regional. A cena envolverá cerca de 80 pessoas, no auditório.

Bairro Fortaleza – Servirá de ambientação para diversas cenas externas, valorização o patrimônio cultural da cidade.

FICHA TÉCNICA

Produção Executiva: Vaquita Cultural Direção e Roteiro: Letícia Mendes

Assistente de Direção: Lívia Aguiar

Direção de Fotografia: Matheus Zarpellon

Assistente de câmera: Lavínia Zambarda e Miguel Rodrigues Direção de Elenco: Dmitri Rodrigues

Direção de Arte: Anderson Andrade, Kauê Santos e Miguel Rodrigues Figurino: Jéssica Alves, Lívia Dornelles e Rafaela Schild

Continuísta: Kauê Santos

Produção: Kauê Santos, Júlia Fontela, Lavínia Zambarda, Lívia Aguiar, Mateus Cunha, Miguel Rodrigues e Mariana Schneider

Som Direto: Eduardo Ezequiel, Dmitri Rodrigues e Miguel Rodrigues Edição de Som e Trilha Sonora: Robson Bitencourt