POLÊMICA
Entenda o porquê da retirada das árvores na Andrade Neves.
LiVE PORTAL foi buscar informações sobre ação, que tem causado estranheza e críticas.
“Por que as árvores estão sendo retiradas da Andrade Neves?”. A pergunta, em tom de estranheza e, por vezes, até crítica, foi repetida publicamente diversas vezes durante a semana, em Rio Pardo. Por isso, a reportagem do LiVE PORTAL foi procurar a secretaria do meio ambiente para trazer mais detalhes sobre esta ação.
Segundo informação repassada ao Portal, a retirada das árvores faz parte do projeto de revitalização das calçadas da rua principal. Foi apresentado pelo executivo municipal no fim do mês de junho, com o objetivo que o “passeio público” seja transformado, ficando mais seguro e ao mesmo tempo acolhedor para os usuários.
Explica ainda que entre as ruas General Osório, Senhor dos Passos e São Sebastião, todas as calçadas serão trocadas e padronizadas, ficando modernas e ao mesmo tempo tradicional. Os ladrilhos escolhidos foram os tradicionais ladrilhos portugueses, que já são uma marca do centro da cidade, e agora terão também a área de “piso podotátil”, que garante a locomoção segura de pessoas com deficiência visual.
O projeto contempla ainda a arborização. Hoje, segundo explicação, as árvores que existem na Andrade Neves foram plantadas sem planejamento e não são próprias para o passeio público. Muitas espécies crescem de forma desenfreada (Principalmente as raízes), estragando o calçamento e causando riscos aos pedestres.
A secretaria do meio ambiente ainda nos informou que a retirada das árvores é feita com avaliação de engenheiros, com autorização para o corte. Todas serão substituídas por espécies próprias para o local, uma área urbana com grande circulação de pessoas e veículos.