BENEFÍCIO: Não está cadastrado na “Tarifa Social” da RGE? Veja se você se enquadra.
A RGE tem aproximadamente 212 mil clientes beneficiados pela Tarifa Social, que concede descontos de até 65% a consumidores de baixa renda. Entretanto, esse número poderia ser maior. A companhia estima que nos 381 municípios atendidos pela distribuidora, ainda existam 215,7 mil famílias elegíveis ao programa, mas que não recebem o benefício. Isso porque possuem dados desatualizados ou divergentes entre o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e as informações constantes na conta de energia.
RIO PARDO
Na cidade histórica são 2148 cadastrados. Em potencial, são outros 1779.
COMO CADASTRAR DE FORMA DIRETA
Segundo Rafael Lazzaretti, diretor comercial do Grupo CPFL, uma vez que os dados estejam atualizados no CRAS e na concessionária de energia, o cliente é qualificado automaticamente para o cadastramento da Tarifa Social de energia. Mas é possível entrar em contato com a RGE para assegurar o cadastramento de forma direta. Para ser enquadrado na categoria como consumidor de baixa renda, o cliente precisa atender a uma das condições listadas abaixo:
• Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;
• Famílias de indígenas ou quilombolas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Caso se enquadre nos requisitos, o cliente também pode se cadastrar junto à distribuidora, por meio dos canais digitais, pelo site https://www.cpfl.com.br/tarifa-social-de-energia-eletrica ou pelo aplicativo “CPFL Energia”. Basta informar os documentos e comprovantes solicitados.
Caso a pessoa com o benefício da Tarifa Social não seja o titular da instalação, é importante que ela faça o pedido sempre identificando o código do cliente (presente na conta de energia) do local onde mora, para que a RGE possa conceder o benefício de forma adequada.
Atendimento digital – Os clientes da RGE não precisam sair de casa para resolver qualquer pendência com a companhia. Nos canais digitais da empresa é possível encontrar mais de 30 opções disponíveis, como: solicitar segunda via de conta, trocar titularidade, pedir religação do serviço e até enviar documentos e fotos. Para ter acesso aos serviços, o cliente deve acessar http://www.rge-rs.com.br/ ou baixar o aplicativo ‘CPFL Energia’ no smartphone ou tablet. A segunda via das faturas também pode ser solicitada por SMS. Basta o cliente enviar um SMS com a palavra CONTA com o número do “seu código” (número presente na conta de energia) para 27350.
A empresa iniciou ainda, o atendimento via WhatsApp. Por meio do número (51) 9.9955-0002, os clientes podem comunicar falta de energia na sua residência, solicitar segunda via de conta, solicitar o código de barras e tirar dúvidas.
Adicionalmente, a empresa reforça que todos os clientes que possuam e-mail devem cadastrar seus endereços eletrônicos no cadastro e solicitar a modalidade de conta por e-mail, reduzindo a necessidade de entrega presencial das contas impressas.