ELEIÇÕES 2024
ESPECIAL – O CAMINHO DA ELEIÇÃO PARA PREFEITO
Em Rio Pardo, PT, PL, PROGRESSISTAS e MDB devem disputar o cargo de prefeito em 2024.
Não acontecendo uma reviravolta nas articulações de alianças políticas até o período de convenções partidárias, que são absolutamente normais em ano eleitoral, a disputa pela Prefeitura de Rio Pardo começa a se desenhar. Ainda que as convenções partidárias aconteçam a partir do mês de julho (Especificamente entre 20 de julho e 5 de agosto), e somente neste período é permitida a deliberação sobre coligações, escolha de candidatos a prefeito e vice, bem como os postulantes ao cargo de vereador, os partícipes das eleições de 2024 terão ainda até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Para atualizar as informações, o LiVE PORTAL conversou com alguns presidentes e representantes de partidos, possíveis candidatos, vereadores, e outras lideranças políticas, no sentido de projetar as eleições municipais de 2024. Concentrando esta reportagem no quadro atual, principalmente, na figura dos possíveis candidatos a prefeito, extraoficialmente, montamos um cenário, com ordem seguindo os retornos dos contatados, por partidos. Acompanhem:
MDB – ROGÉRIO MONTEIRO
Nesta semana, o atual prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro (MDB), confirmou ao LiVE PORTAL que deverá ser o candidato na disputa pela reeleição da sua chapa. Em 2020 Monteiro foi eleito como vice do ex-prefeito Edivilson Brum, que por sua vez, deixou a prefeitura para concorrer (e se eleger) como deputado estadual. Segundo Rogério, a certeza de colocar seu nome novamente à disposição do partido, vem do trabalho de desenvolvimento e obras em Rio Pardo, desde que assumiu: “Já nesta administração estamos deixando um legado de obras tão sonhadas pela comunidade. Temos muito orgulho do que fizemos até agora“, disse Monteiro.
VICE – Apesar do nome de Rogério Monteiro surgir praticamente de forma automática para concorrer a prefeito, o MDB não deve ter também o candidato a vice, como fez no último pleito. O Republicanos, partido que atualmente faz parte do governo, deve apresentar os vereadores
Flávio Silva e Iara Soares para compor a majoritária. Segundo o presidente do Republicanos, Cícero Garcia, o partido fez convite à vereadora Marciele Rosa. Caso aceite, também poderá ser apresentada pela sigla para compor a chapa como vice de Rogério Monteiro.
Contatada pelo LiVE PORTAL, Marciele Rosa disse estar analisando os convites que estão chegando. Salientou que todos os partidos “abriram suas portas” agora na “janela”, após o litígio com o seu partido, o PSDB. “Estou feliz pelo reconhecimento e grata pela confiança de cada partido. Tem possibilidade de eu compor majoritária sim, bem como de tentar a reeleição como vereadora. Estou ouvindo muito minha família e a população, pois meu trabalho é pautado pelo povo”, completou a vereadora.
Além do Republicanos, outro partido que também apoia o governo atual é o PSDB, que tem no experiente vereador Alceu Seehaber a possibilidade de compor a chapa com Rogério Monteiro.
PL – JONI ROCHA
O ex-prefeito de Rio Pardo afirmou ao LiVE PORTAL que é pré-candidato a prefeito. Seguindo o caminho de seus tradicionais pares regionais, o deputado federal Marcelo Moraes e a deputada estadual Kelly Moraes, Joni Rocha está no PL, sigla que conta com diversos correligionários do seu tempo de PTB, partido que se dissolveu. “Queremos retomar o desenvolvimento de Rio Pardo, com emprego, renda, valorizando o comércio e cuidando das pessoas“, disse Joni, em entrevista ao LiVE PORTAL, quando assinou ficha no PL.
VICE – Sobre a composição da chapa, Joni Rocha disse: “Estamos fazendo contatos com outros partidos pra uma possível coligação. Só a partir deste fechamento é que iremos definir o vice”. Entre os partidos que o PL de Joni faz contato neste momento está o PODEMOS, onde o presidente Luciano Silva surge como um nome forte para compor a chapa majoritária. Outro nome ventilado foi o da vereadora Jane Franco , que também deve se filiar ao PODEMOS. Porém, ao LiVE PORTAL, Jane praticamente descartou a possibilidade de compor majoritária e reafirmou o seu propósito de concorrer à reeleição ao legislativo. Disse ainda que se considera pré-candidata pelo PODEMOS: “Entendo que o cenário aqui na nossa cidade já está bem definido, e se consegue visualizar isso tanto nas redes sociais, como interior e cidade. Aonde vamos, a voz da população é uma só: Querem alguém que cuide deles, que respeite e garanta seus direitos. Quando a carência é muito grande de tudo isso, o reconhecimento é por quem tem comprovado este cuidado com a população. Muito embora eu sempre tenha trabalhado nesta mesma linha, o reconhecimento da população é geral, assim como o meu, por toda uma trajetória de realizações. Na política devemos respeitar o momento de cada um e ouvir os anseios do povo”, completou a vereadora.
O PSD também deve estar coligado ao PL nas eleições de 2024. Sendo assim, os nomes de Dirceu Bastos e Mario Colombo (Também com entrevistas disponíveis aqui no LiVE PORTAL) não devem ser descartados na composição majoritária com Joni.
PROGRESSISTAS – TRÊS NOMES SÃO PRÉ-CANDIDATOS
RICARDO FIGUEIRÓ
Recentemente filiado ao PROGRESSISTAS, Ricardo Figueiró foi segundo colocado para prefeito em 2020. Figueiró disse ao LiVE PORTAL que ainda é cedo para definições, mas reforçou seu objetivo de concorrer novamente a prefeito: “Fizemos uma caminhada muito bonita em 2020. A ideia de querer o melhor para Rio Pardo segue viva. O debate será com muitas propostas“, ressaltou Ricardo, ainda em 2023.
RÓBSON LEMES
O ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Pardo, Tenente Róbson Lemes (Com que tem uma entrevista aqui no LiVE PORTAL – O único pré-candidato naquele momento e, também, o único que falou a nossa reportagem nessa condição), foi o primeiro a se lançar. Disse que segue querendo concorrer a prefeito, mas que sabe que estas definições não acontecem agora.
THIAGO HERTZ
Advogado e proprietário do CFC Modelo, Thiago Hertz, tem a política no histórico familiar (É filho do ex-vereador e ex-presidente do legislativo Mauro Hertz). Deve participar das eleições pela primeira vez: “Desde minha filiação, no final de 2023, estou à disposição do partido. Certamente o PP vai se pautar nas demandas e anseios da sociedade rio-pardense. Estamos animados com time que estamos montando. Além do Tenente Róbson, agora também temos o Ricardo Figueiró, que traz o estofo de uma eleição com expressiva votação. Acreditamos ser um momento de novas reflexões e mudanças em nosso estimado município”, completou Hertz.
CANDIDATURA PRÓPRIA
O presidente do PP (Como é chamado o Progressistas), Cláudio Bastos, comemorou a filiação de Ricardo Figueiró que, prontamente, colocou seu nome à disposição para a majoritária, assim como já tinham feito Róbson Lemes e Thiago Hertz. Bastos disse ainda que a ideia é candidatura própria.
PT – CÉLIO PEREIRA
O fortalecimento do seu nome nas eleições de 2020, e as boas votações que o PT recebe em Rio Pardo para governador e presidente, são os principais trunfos do Tenente Célio (como é popularmente chamado) para as eleições 2024. Ao LiVE PORTAL, explica que este estes são os requisitos necessários para aumentar a votação na sua segunda concorrência ao cargo de prefeito, além do trabalho realizado nos últimos quatro anos: “Uma caminhada que começou há pouco e com muito pela frente. Irmanados com nosso presidente, faremos uma cidade muito mais próspera e igualitária“, disse o petista.
VICE – Costumeiramente, o partido dos trabalhadores apresenta os candidatos a prefeito e vice na majoritária. Para 2024, porém, ainda não há um nome definido para compor a chapa. Anderson Paulo Louzado (Kapeta) , que foi candidato a vice pelo PT em 2020, deve tentar uma vaga na Câmara de Vereadores nas eleições deste ano. Sobre coligações, o PT não descarta conversa com os partidos; A exceção é PL, por determinação da executiva nacional do partido.
OUTROS NOMES
Caso alguma liderança política, vereador, detentor ou não de cargo eletivo, que não foi citado nesta reportagem, queira colaborar, se manifestar ou retificar algum ponto desta matéria, ou trazer algum fato novo para as próximas, o LiVE PORTAL terá o prazer de conversar com você! Através do nosso email [email protected] é possível agendarmos uma pauta. Basta enviar seu contato que retornaremos.
SOBRE ESTA REPORTAGEM
Por ser um ano eleitoral, em que pese estarmos longe das definições, os nomes citados e contatados por esta reportagem emanam de conversas informais com lideranças políticas locais. Nesse contexto, E NO INFINITIVO, trouxemos um cenário embasado no que apuramos, mesmo que extraoficialmente, para as majoritárias. Seguiremos a mesma metria para as candidaturas a vereador, ao longo das próximas reportagens.
ELEIÇÕES 2024 no LiVE PORTAL
Nosso veículo de comunicação, cuja linha editorial prima, sobretudo, pela imparcialidade, oportunidade do contraditório, igualdade, equidade, seriedade, credibilidade e respeito, e que trata a informação, a reportagem, a entrevista, a repercussão, o debate, a análise, o entrevistado e a população, como agentes principais do nosso trabalho, prepara uma super cobertura das eleições 2024, com diversos conteúdos multimídia, publicados com frequência no LiVE PORTAL e todas suas plataformas. Pra você empresário, comerciante e prestador de serviço, que deseja vincular sua marca aos nossos conteúdos exclusivos sobre as eleições 2024, que contemplam entrevistas, debates, análises, informações e tudo que envolve o pleito, envie um email para o [email protected] que retornaremos.
QUEM SOMOS
O LiVE PORTAL é o principal veículo da LiVE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA (CNPJ 54.195.931/0001-11). É um portal de notícias independente, de jornalismo e marketing, situado na cidade de Rio Pardo/RS, cujo executivo de mídia é Daniel Corrêa .