CARNAVAL 2024
As lágrimas de Lailton.
Assim que ouviu a última nota 10, que confirmou o título da Embaixadores do Ritmo no carnaval de Rio Pardo, o presidente Lailton Ferreira foi às lágrimas. E aquela não era uma reação comum dele, que já havia presidido a “verde e branco” em outras conquistas. Eram lágrimas de gratidão, esperança e saudade!
Este combo de sentimentos que permeou o choro do presidente da escola campeã de 2024 começa pela gratidão ao trabalho e dedicação de seus pares, que através de suas ações, promoções e trabalho árduo, conseguiram realizar diversas melhorias na quadra da escola, entre elas a tão sonhada (e “suada”) cobertura, transformando a sede da Embaixadores num espaço funcional para a difícil (e cara) missão de colocar um desfile na Gogóia.
A esperança derramada em lágrimas pelo presidente emergiu do próprio enredo dos Embaixadores. Marca registrada da “verde e branco”, os assuntos fundamentados na antropologia, história e cultura, e que promovem igualdade, equidade e humanidade, vieram a flor da pele em 2024, quando trataram das crianças; E não só valorizando seu “mundo mágico infantil”, mas ressaltando que são eles o futuro da escola e do carnaval. O projeto “cartola do amanhã”, que é desenvolvido dentro da Embaixadores, e que embasou o enredo de 2024, carrega a esperança daqueles que fazem a escola de hoje.
O misto de sensações nos olhos marejados do presidente da Embaixadores se completa com a saudade de uma figura ilustre da escola: Ailton Machado Ferreira, o Bagé, como era carinhosamente conhecido, e que partiu em Maio de 2022. Pai do presidente Lailton, Bagé era a personificação dos Embaixadores. Em sua entrevista após a confirmação do título, o presidente campeão do carnaval 2024 lembrou a alegria do pai naquele momento, em qualquer plano que estivesse.
E foi assim que o título do carnaval de Rio Pardo, conquistado pela Embaixadores do Ritmo, trouxe a catarse em lágrimas de gratidão, esperança e saudade para o sempre comedido Lailton Ferreira. A gratidão aos seus companheiros “de Embaixada”, que também merecem os parabéns pelas conquistas dos últimos anos; A esperança nas crianças, afinal, Lailton também é pai, e sabe que o exemplo formará os “cartolas do amanhã”; E a saudade do grande Bagé, que comemoraria este título como ninguém.
Rio Pardo só tem a agradecer a esta grande figura do carnaval, da semana farroupilha, dos escoteiros, e tantas outras atividades culturais e sociais, que só agregam à comunidade. Por tudo, obrigado! E pode chorar, Lailton… você merece!