VENDA NÃO AUTORIZADA
MOR denuncia novo golpe em sites de vendas não autorizados.
EMPRESA ALERTA PARA POSSÍVEIS GOLPES.
VIA FOUR COMUNICAÇÃO.
Um mês depois de retirar do ar um site falso que usava sua marca sem autorização, a Metalúrgica Mor, de Santa Cruz do Sul, ingressou nesta sexta-feira (26/01) com novo requerimento junto ao Judiciário. Desta vez o objetivo é obter a retirada do ar dos domínios https:/lojasmorbrasil.com e https://lojasmor.com/, que se apropriam da marca MOR para divulgação e venda de produtos e que têm lesado consumidores, inclusive aqui na região. Em paralelo à ação judicial, a empresa também formalizou um Boletim de Ocorrência e tem ampliado a divulgação de alertas em suas redes sociais e canais oficiais.
No requerimento judicial, a empresa detalha os golpes aplicados pelos sites, que vendem os produtos, mas não entregam as mercadorias. “Os criminosos estão cada vez mais ousados, pois um dos sites usa, inclusive, a marca e as cores da Metalúrgica MOR, confundindo os consumidores, que não desconfiam da fraude e acabam sendo lesados”, destaca a advogada Daniela Foiato Michel, do BVK Advogados, que assessora a MOR e ingressou com a ação. Nos meses de dezembro e início de janeiro, a empresa teve êxito na obtenção de liminares para retirada do ar de outros dois sites fraudulentos: morcasalazer.com e morbrasil.com.
Sites oficiais – A Mor, referência nacional em produtos de casa e lazer, com mais de 60 anos de história, mantém apenas três sites oficiais, registrados junto aos órgãos competentes, que podem ser acessados nos endereços:
www.mor.com.br
www.lojamor.com.br
www.morlife.com.br
Em caso de dúvidas, a empresa mantém um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que atende pelo fone (51) 2106-7601 e e-mail [email protected], de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Para não cair no golpe: A advogada ressalta que os consumidores que realizam compras online podem adotar alguns cuidados na prevenção contra golpes, como os praticados contra a MOR. Confira algumas dicas:
- Verificar a veracidade e confiabilidade do site: Confira nas redes sociais da empresa, como Instagram e Facebook, se o site pretendido para a compra é o oficial.
2. Verificar a origem de links promocionais: Ao receber anúncios de promoções em redes sociais, busque o site oficial da empresa para assegurar a autenticidade das ofertas.
3. Examinar os componentes e informações lançadas no site: Prefira sites com domínios que incluem “.com.br”, pois o final “br” indica o registro no país de origem, tornando o site mais seguro. Além disso, fique atento aos erros gramaticais nos anúncios.
4. Desconfiar de grandes promoções: Preços muito abaixo do mercado ou ofertas relâmpago exageradas podem indicar a ocorrência de golpes.
5. Optar pelo pagamento com cartão de crédito: O estorno é facilitado em caso de fraudes.
6. Nos pagamentos por PIX ou boleto, conferir sempre o beneficiário: Verifique se o CNPJ corresponde ao da empresa e desconfie de pagamentos feitos em favor de pessoas físicas.
Efetuei a compra em site fraudulento, e agora?
Se houver suspeita de um golpe, é recomendável registrar um Boletim de Ocorrência, podendo ser feito online em alguns estados. Além disso, é possível fazer reclamação junto ao Reclame Aqui e contatar com o PROCON local, a fim de que forneçam orientações e tomem medidas a favor do consumidor.
Também é indicado guardar todos os registros da compra, como comprovantes de pagamento, prints de tela do site e eventuais e-mails que possam auxiliar na investigação. Em casos em que não houver solução administrativa, o consumidor pode ingressar com uma demanda judicial para identificação e punição do responsável pela fraude.